segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Stanhopea reichenbachiana

A Stanhopea reichenbachiana é uma planta de médio porte, de pseudobulbos ovoides, enrugados com a idade, com uma única folha apical, oblongo lanceolada. As suas inflorescências são, na maior parte dos casos, compostas por 2 flores de cor branca porcelana e intensamente perfumadas a especiarias. 

Família: Orchidaceae            Género: Stanhopea            Espécie: reichenbachiana

Habitat natural: Esta é uma espécie de desenvolvimento epífito, ocorrendo em córregos de florestas inacessíveis e tropicais húmidas, em altitudes que podem oscilar entre os 500 e os 1000 metros, na Colômbia e no Equador.





Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa aquecida, com temperaturas mínimas noturnas de 12 a 14 graus. Está num cesto de madeira suspenso, com um substrato à base de casca de pinheiro média e fina, argila expandida e perlite. O ambiente de cultivo é sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, mas nunca encharcado, sendo as regas mais constantes nos períodos mais quentes e secos do ano e bastante mais espaçadas durante o Inverno. Sempre que o substrato der sinais de demasiado degradado, mantendo muitas vezes encharcado, este deve ser substituído.
Fertilizo com o Akerene Rain Mix, com duas aplicações semanais, sempre com doses de baixa concentração (colocando apenas metade da dose indicada pelo fornecedor, por cada litro de água). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas: 

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

http://orchidspecies.com/stanreichenbachiana.htm

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

2 comentários:

  1. Parabéns, que brancura incrível! O impressionante é a robustez dessas flores! Até mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo! Para mim também foi uma agradável surpresa, pois foi a primeira floração desta espécie. Abraço

      Eliminar