terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Leptotes tenuis

A Leptotes tenuis é uma planta miniatura, com minúsculos pseudobulbos fusiformes/cilíndricos e com uma única folha apical, ereta e rígida. As suas inflorescência são compostas por uma flor, muito raramente duas,  levemente rosadas e perfumadas.

Família: Orchidaceae          Género: Leptotes         Espécie: tenuis

Habitat natural: Espécie de desenvolvimento epífito, proveniente dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Brasil. Desenvolve-se nas montanhas entre os 700 e 1000 metros de altitude, dominadas por névoas noturnas, o que lhes confere, nestes períodos, um alto teor de humidade.




Cultivo: É cultivada montada numa pequena placa de cortiça, estando todo o ano na estufa temperada, em local sombreado, mas com boa luminosidade, boa ventilação e elevado teor de humidade relativa do ar.
Rego quase diariamente nas estações do ano mais quentes e secas, espaçando estas bastante durante o Inverno, sobretudo se o tempo for frio e chuvoso. Nesta altura aplico, em média,  uma duas regas por semana.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada para cada litro de água). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/lepttenuis.htm

2 comentários: