A Cischweinfia parva é uma planta de rizomas curtos, cujos pseudobulbos se desenvolvem muito perto uns dos outros, sendo estes ovalados e lisos, envoltos por bainhas, as posteriores em forma de folha e portando no seu ápice uma folha linear lanceolada. As suas inflorescências surgem no final do Verão e primeira metade do Outono, relativamente curtas e compostas por uma a duas flores em cada haste, suavemente perfumadas.
Família: Orchidaceae Género: Cischweinfia Espécie: parva
Habitat natural: Esta é uma espécie epífita que se desenvolve em florestas montanhosas, densas e nebulosas, em altitudes que podem oscilar entre os 700 e os 1150 metros. É nativa de países como o Peru a Bolívia, o Equador e a Colômbia.
Cultivo: É cultivada num vaso pequeno (cerca de 8 cm de diâmetro), em substrato composto essencialmente por casca de pinheiro média e grossa e alguma argila expandida. Está todo o ano na estufa temperada quente, em ambiente mediamente sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
Rego apenas o necessário para manter o substrato ligeiramente húmido, podendo secar entre regas por períodos muito curtos de tempo. Não tolera encharcamentos, pelo que o substrato deve ser substituído sempre que note que esteja degradado.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). Na segunda metade do Outono e no Inverno deixo de fertilizar.
Referências bibliográficas:
http://orchidspecies.com/cischparva.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Muito linda esta espécie; parabéns!
ResponderEliminarObrigado Jalo! Abraço
Eliminar