segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Cattleya dormaniana

Cattleya dormaniana é uma espécie de pequeno a médio porte, com pseudobulbos alongados, estreitos,  cilíndricos,  encimados por duas folhas elipsoides. As suas inflorescências surgem no Outono, sendo geralmente compostas por uma flor, ocasionalmente por duas ou três. As suas flores atingem, normalmente, os 8 cm, sendo belamente coloridas e  de formas pouco comuns para este género.

Família: Orchidaceae        Género: Cattleya        Espécie: dormaniana

Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma epífita, na Serra dos Órgãos - Rio de Janeiro, Brasil, em habitats algo nebulosos e bastante húmidos,  em altitudes que podem oscilar entre os 600 e os 1000 metros.




Cultivo: Está cultivada montada numa placa de cortiça, estando todo o ano nas estufa aquecida, em local com excelente luminosidade, boa ventilação e elevado teor de humidade relativa do ar. Esta espécie, para poder florir, requer temperaturas um pouco mais elevadas que as restantes e muita luminosidade.
Rego com frequência nas estações mais quentes e secas do ano, cerca de 4 vezes por semana, reduzindo drasticamente no Inverno, altura em que rego apenas para não deixar desidratar a planta. Sendo cultivada em vaso não necessitará desta frequência de regas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). Durante a segunda metade do Outono e no Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/cattdormaniana.htm

https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=35884

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

2 comentários: