segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Cattleya xanthina

A Cattleya xanthina é uma espécie de médio porte, de pseudobulbos elípticos e lateralmente achatados, levemente estriados, com uma única folha apical ovalada lanceolada, ereta e rígida. As suas inflorescências surgem normalmente no fim da Primavera ou no Verão, a partir de uma espata grande, sendo compostas por duas ou mais flores (2 a 6 por haste) que não abrem totalmente. Nem sempre são perfumadas.

Família: Orchidaceae          Género: Cattleya         Espécie: xanthina

Habitat natural: Esta é uma planta epífita que se desenvolve em locais de baixa e média altitude, sendo nativa dos Estados da Baía e do Espírito Santo, no Brasil





Cultivo: Esta minha planta é cultivada montada num tronco de madeira. Está todo o ano na estufa aquecida, em local sombreado mas com boa luminosidade, com elevado grau de humidade do ar e bem ventilado. Opcionalmente pode ser cultivada em vaso, em substrato próprio para epífitas.
Nas estações mais quentes e secas do ano rego quase diariamente, espaçando consideravelmente o número de regas sempre que o tempo vai mais frio e chuvoso.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade ou menos de metade da dose indicada por cada litro de água). Este princípio é válido para qualquer fertilizante utilizado. Durante o Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/lxanthina.htm

https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=374571

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

2 comentários:

  1. Uma planta incrível; toda linda; com especial atenção para este labelo listrado. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo. esta é mais uma espécie magnífica vinda do seu maravilhoso país. Um abraço

      Eliminar