quarta-feira, 14 de março de 2018

Maxillaria oreocharis

A Maxillaria oreocharis é uma espécie de pequeno  a médio porte, de crescimento ascendente, composta por pequenos  pseudobulbos lateralmente achatados, trazendo no seu ápice uma única folha, linear lanceolada. Como é típico deste género, as inflorescências são solitárias, com pequenas  flores belamente coloridas, de cerca de 3 cm.

Família: Orchidaceae        Género: Maxillaria        Espécie: oreocharis

Habitat natural: Espécie epífita, que se desenvolve em florestas montanhosas, chuvosas e húmidas, de média e baixa altitude, entre os 100 e os 1100 metros. É  nativa de países como a Costa Rica, a Nicarágua e o Panamá.




Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa temperada quente, em local mediamente sombreado, com boa ventilação e elevado teor de humidade do ar. A planta está montada numa pequena placa de cortiça, com alguma fibra de coco a envolver as raízes. Opcionalmente, também poderá ser cultivada em vaso.
Como é cultivada em placa, as regas devem ser frequentes e abundantes, quase diárias nas estações mais quentes e secas do ano. No Inverno reduzir as regas, mas manter uma certa periocidade das mesmas, para não deixar desidratar a planta.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, com cerca de metade, ou menos de metade da dose indicada pelo fornecedor/fabricante, por cada litro de água aplicado. No Inverno deixo de fertilizar.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

WCSP (2018) 'World Checklist of Selected Plant Families'. Facilitated by the Royal Botanic Gardens, Kew. Published on the Internet; http://wcsp.science.kew.org/ Retrieved 14 March 2018

2 comentários:

  1. Muito interessante esta espécie, os bulbos, folhas e flores se mantém num mesmo conjunto de beleza incríveis! Abraço!

    ResponderEliminar