terça-feira, 22 de agosto de 2017

Dendrobium lobulatum

Apesar de serem minúsculas (cerca de 1 cm), sobretudo se comparadas com o porte da planta, as flores do Dendrobium lobulatum possuem pormenores de uma beleza indiscritível.  É uma espécie de hábito pendente, com pequenas folhas rígidas e carnudas, que se dispõem ao longo de todo o caule, aparecendo, normalmente, as inflorescências na sua extremidade e que vão aparecendo sucessivamente.

Família: Orchidaceae         Género: Dendrobium         Espécie: lobulatum

Habitat natural: Espécie epífita, oriunda das florestas de baixa altitude, desde o nível do mar até aos 1200 metros, numa região da Ásia que compreende as ilhas de Bornéu, Molucas, Java e Sumatra, locais de clima muito quente e húmido.



Cultivo: Está cultivada num pequeno vaso suspenso (10 cm de diâmetro), em casca de pinheiro grossa e argila expandida. Mantem-se todo o ano na estufa temperada-quente, em local com  excelente luminosidade, apanhando mesmo algum sol ao fim da tarde, com ambiente bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar.
Rego de forma a manter o substrato apenas ligeiramente húmido, deixando secar, por pouco tempo, entre as regas. No Inverno deve ser proporcionado um período de stress hídrico da planta, regando apenas o suficiente para esta não desidratar. Nessa altura do ano, quando a humidade do ar for muito elevada, não deve ser dada nenhuma rega.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor). Desde meados do Outono e durante todo o Inverno, suspendo as fertilizações.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários: