domingo, 13 de agosto de 2017

Calanthe puberula

Após vários dias de ausência, o recomeço com esta magnífica planta da Calanthe puberula, uma espécie pouco comum nas coleções da maioria dos orquidófilos, que se tem manifestado generosa nas suas florações. Em publicações anteriores, neste Blog, esta espécie tinha sido designada como Calanthe reflexa, mas, segundo a World Ceck List of selected Plant Families (KEW), o nome aceite é Calante puberula, sendo o anterior um sinónimo deste.

Família: Orchidaceae           Género: Calanthe          Espécie: puberula


Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma terrestre, por vezes litófila, nas florestas de altitudes entre os 1600 e os 3000 metros, em prados húmidos, em zonas rochosas ou na "manta morta" das florestas de carvalhos, em algumas regiões da Índia (Himalaias e Assam) e ainda no Bangladesh, Butão, Nepal, China, Vietname, Tailândia, Japão e Coreia.




Cultivo: Está cultivada em estufa fria, num vaso médio, com um substrato à base de terra vegetal (colhida debaixo de carvalhos), bastante perlite, argila expandida e alguma casca de pinheiro. Manter elevado o grau de humidade, regando e fertilizando constantemente, nas estações mais quentes e secas do ano. As fertilizações deverão ser sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor).
No Inverno reduzir drasticamente as regas e deixar de fertilizar. Nesta altura, deixar o substrato secar entre regas e mante-lo apenas ligeiramente húmido.

 https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

http://apps.kew.org/wcsp/namedetail.do?name_id=30362

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Muito bonita esta Calanthe, cor e forma maravilhosas. Não conhecia. Parabéns pelo cultivo. Abraço

    ResponderEliminar
  2. É uma planta muito bela, Américo; aprecio a sua divulgação! Grande abraço!

    ResponderEliminar