Após vários dias de ausência, o recomeço com esta magnífica planta da Calanthe puberula, uma espécie pouco comum nas coleções da maioria dos orquidófilos, que se tem manifestado generosa nas suas florações. Em publicações anteriores, neste Blog, esta espécie tinha sido designada como Calanthe reflexa, mas, segundo a World Ceck List of selected Plant Families (KEW), o nome aceite é Calante puberula, sendo o anterior um sinónimo deste.
Família: Orchidaceae Género: Calanthe Espécie: puberula
Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma terrestre, por vezes litófila, nas florestas de altitudes entre os 1600 e os 3000 metros, em prados húmidos, em zonas rochosas ou na "manta morta" das florestas de carvalhos, em algumas regiões da Índia (Himalaias e Assam) e ainda no Bangladesh, Butão, Nepal, China, Vietname, Tailândia, Japão e Coreia.
Cultivo: Está cultivada em estufa fria, num vaso médio, com um substrato à base de terra vegetal (colhida debaixo de carvalhos), bastante perlite, argila expandida e alguma casca de pinheiro. Manter elevado o grau de humidade, regando e fertilizando constantemente, nas estações mais quentes e secas do ano. As fertilizações deverão ser sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor).
No Inverno reduzir drasticamente as regas e deixar de fertilizar. Nesta altura, deixar o substrato secar entre regas e mante-lo apenas ligeiramente húmido.
http://apps.kew.org/wcsp/namedetail.do?name_id=30362
Muito bonita esta Calanthe, cor e forma maravilhosas. Não conhecia. Parabéns pelo cultivo. Abraço
ResponderEliminarObrigado José. Abraço.
EliminarÉ uma planta muito bela, Américo; aprecio a sua divulgação! Grande abraço!
ResponderEliminarObrigado Jalo. Grande abraço.
Eliminar