quinta-feira, 27 de julho de 2017

Paphiopedilum ciliolare

O Paphiopedilum ciliolare é uma planta pequena, de folhas oblongas ou elípticas,  marmoreadas de verde escuro e verde pálido, com hastes florais bem longas e flores singulares, grandes e vistosas, com detalhes bem curiosos. Normalmente floresce em pleno Verão, um pouco em contraciclo com muitas outras espécies deste género.

Família: Orchidaceae         Género: Paphiopedilum         Espécie: ciliolare

Habitat natural: É uma espécie oriunda das Filipinas, onde se desenvolve como planta terrestre, em florestas cujas altitudes podem oscilar entre os 300 e os 1800 metros, normalmente em locais sombreados.



Cultivo: É cultivada o ano todo na estufa temperada quente, em local bem sombreado, bem ventilado e com elevado grau de humidade.
Utilizo um vaso pequeno, com cerca de 10 cm de diâmetro, com substrato à base de casca de pinheiro grossa e média (ORCHIATA) e com 20% de argila expandida.
Rego de forma a manter o substrato apenas ligeiramente húmido o ano todo, adequando a frequência das regas às condições meteorológicas das várias estações. Fertilizo 1 a 2 vezes por semana, com doses de baixa concentração. No Inverno suspendo as fertilizações.

 https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

http://apps.kew.org/wcsp/namedetail.do?name_id=147047

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: