domingo, 12 de março de 2017

Pleione formosana var. semi-alba 'Cairngorm'




Esta é a primeira espécie a florir das "Pleione de Primavera". É uma variedade semi-alba, muito bonita e delicada, da Pleione formosana, uma planta de pequeno porte, mas com flores bem grandes e vistosas.

Família: Orchidaceae       Género: Pleione      Espécie: formosana      var: semi alba

Habitat natural: Espécie que geralmente se desenvolve de forma terrestre ou litófila, nas orlas das florestas e em locais algo sombrios. É nativa  da Formosa, de habitats cujas altitudes que podem oscilar entre os 1500 e os 2500 metros.

Cultivo: Deve ser cultivada num vaso pequeno, entre os 6 e os 8 cm de largura, num substrato com mistura maioritariamente à base de casca de pinheiro de fina granulometria, algum musgo ou esfagno e perlite. Este deve manter-se sempre húmido na fase de desenvolvimento da planta, sem nunca encharcar, deixando de regar totalmente desde meados do Outono até quase ao fim do Inverno. Voltar a regar a partir do surgimento dos novos brotos/hastes florais.
Fertilizar sempre com doses de baixa concentração, uma a duas vezes por semana, unicamente na fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos.
Manter as plantas em local sombreado e fresco, durante todo o ano. No Inverno devem estar num local seco, evitando qualquer tipo de rega.
É uma espécie ideal para climas frios, suportando temperaturas bastante baixas.

2 comentários: