quarta-feira, 22 de março de 2017

Cuitlauzina pulchella





A Cuitlauzina pulchella é mais uma orquídea para climas frios. O seu nome faz jus à sua beleza, sendo uma das mais atraentes do seu género e com a mais valia de ser intensamente perfumada, sobretudo na primeira parte do dia.

Família: Orchidaceae         Género: Cuitlauzina         Espécie: pulchella

Habitat natural: É uma espécie de médio porte, desenvolvendo-se como planta epífita, nas florestas montanhosas no México, na Guatemala, em El salvador, nas Honduras, na Nicarágua e na Costa Rica.

Cultivo: É cultivada o ano todo na estufa fria, onde, por vezes, as temperaturas chegam perto dos zero graus. O ambiente é sombreado mas com boa luminosidade, vem ventilado e com bom grau de humidade.
Está num vaso médio (cerca de 10 a 12 cm), em substrato para epífitas, à base de casca de pinheiro de média granulometria, argila expandida e perlite. Opcionalmente podem ser utilizadas outras componentes no substrato, desde que garantam um excelente arejamento das raízes e boa capacidade de drenagem.
Rego apenas com periodicidade necessária  para manter o substrato ligeiramente húmido, devendo este secar ligeiramente entre regas. No Inverno pode usufruir de um período de repouso, suspendendo as regas na época mais fria e chuvosa.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor). Suspendo as fertilizações a partir de meados do Outono até final de Fevereiro.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários: