segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Paphiopedilum gratrixianum




O Paphiopedilum gratrixianum é uma das espécies, deste magnífico género, mais difundidas e cultivadas por orquidófilos de todo o mundo. É uma planta de pequeno porte e as suas flores apresentam uma variabilidade considerável no que toca a cores e padrões. Tem sido também, ao longo dos anos, muito utilizada na criação de diversos híbridos, alguns premiados internacionalmente.

Família: Orchidaceae        Género: Paphiopedilum       Espécie: gratrixianum

Habitat natural: Desenvolve-se como planta terrestre ou litófila, tanto no meios das folhas em decomposição, como nas paredes dos penhascos de granito, nas florestas nebulosas, húmidas e sombrias, situadas em planaltos entre os 900 e os 1300 metros de altitude. Os seus habitats distribuem-se pelo Sudeste do Laos e pelo Norte do Vietname.

Cultivo: Esta minha planta está na estufa temperada quente, mas poderá também ser cultivada em estufa fria com sucesso. Aprecia um ambiente bem sombreado e com elevado grau de humidade.
O substrato é composto apenas por casca de pinheiro média, argila expandida e alguma perlite.
Deve regar-se as vezes necessárias a manter o substrato sempre húmido, adequando a periodicidade às condições climatéricas.
Utilizo o fertilizante Akerne Rain Mix, em doses de baixa concentração, aplicando duas a três vezes por semana. Por opção, deixo de fertilizar durante o Inverno. Contudo, pode também ser aplicado ao longo de todo o ano, dado que esta espécie não apresenta qualquer período de repouso.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. Muito belo, parabéns! O detalhe acima dá um destaque todo especial a flor! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente Jalo. Há detalhes, nesta flor, maravilhosos.
      Um abraço

      Eliminar