quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Masdevallia davisii




A Masdevallia davisii é uma das espécies, deste tão vasto género, que suporta temperaturas mais baixas, podendo mesmo ir até cerca de zeros graus de mínima. As suas flores, de um bonito amarelo nas sépalas e pétalas, em contrate com o avermelhado do labelo, dispõem-se bem acima das folhas e são levemente perfumadas.

Família: Orchidaceae          Género: Masdevallia        Espécie: davisii

Habitat natural: Esta é uma planta de pequeno a médio porte, originária do Peru. Aí se desenvolve como espécie terrestre ou litófila, nos afloramentos rochosos, nas florestas sombrias e húmidas, em altitudes muito elevadas e que podem oscilar entre os 2600 e os 4000 metros.

Cultivo: Tal como a generalidade das Masdevallia que cultivo, esta está na estufa fria, no local mais fresco, húmido e sombrio. Requer também um boa ventilação. No Verão devemos evitar que as temperaturas ultrapassem os 28 graus.
Utilizo um vaso pequeno (8 cm), com substrato composto por casca de pinheiro fina e média, argila expandida e perlite. Opcionalmente pode também adicionar-se algum esfagno.
Regar com frequência nas estações mais quentes e secas e mais moderadamente no Inverno. O substrato deve manter-se sempre húmido, sem encharcar. Sempre que este apresente sinais de degradação deverá ser substituído por um novo .
Fertilizo com Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, aplicando apenas metade da dose indicada pelo fornecedor. Suspendo as fertilizações no Inverno. Como as espécies deste género não têm período de repouso, poderão, opcionalmente, ser fertilizadas durante o Inverno também.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários: