segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Bulbophyllum pardalotum

 
 
 
O Bulbophyllum pardalotum é uma espécie de pequeno porte, quase miniatura, cujas belíssimas e pouco comuns flores se abrem ao fim da noite e primeira metade da manhã, mantendo-se fechadas durante as horas de maior luminosidade e durante uma boa parte da noite, o que faz com que, muitas vezes, passem despercebidas nos nossos orquidários.
As suas inflorescências são sempre solitárias (com uma só flor), surgindo no topo de uma haste bem alta, para a dimensão da planta.
 
Família: Orchidaceae        Género: Bulbophyllum        Espécie: pardalotum
 
Habitat natural: É uma espécie que, no seu estado natural, se desenvolve de forma epífita, em florestas de média a elevada altitude, entre os 1200 e os 2000 metros, nas Filipinas.
 
Cultivo: Vaso pequeno (cerca de 8 cm de diâmetro), em substrato de fina granulometria (1 a 1,5 cm), de forma a que este se possa manter sempre húmido, constituído à base de casca de pinheiro, argila expandida e perlite.
Ambiente temperado-frio, bem ventilado e com elevado grau de humidade.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, sem encharcar, fertilizando duas a três vezes por semana, com Akerne Rain Mix, na Primavera, no Verão e na primeira metade do Outono. No restante período do ano suspendo as fertilizações e reduzo drasticamente as regas.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. Linda esta orquídea; parabéns Américo! Impressionante a forma como esta haste surge e se eleva (o coroamento se dá com a flor, no ápice)! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo, pelo seu pertinente olhar sobre cada orquídea. Um abraço.

      Eliminar