quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Aerangis mystacidii




 

A Aerangis mystacidii é uma maravilhosa espécie africana, sendo uma planta miniatura com hastes florais relativamente longas, compostas por diversas flores, que se destacam pelo seu branco puro, sem qualquer mácula, pelo seu longo esporão e pelo suave perfume que se faz sentir a partir do início da noite.
 
Família: Orchidaceae        Género: Aerangis        Espécie: mystacidii
 
Habitat natural: Esta espécie epífita manifesta-se nas florestas dispostas ao longo de desfiladeiros, quase sempre junto a córregos e ou zonas ribeirinhas, sobre pequenos galhos das árvores suspensos sobre as águas, bem como nas florestas mais densas e verdes e de folha perene.
Os seus habitats apresentam uma grande diversificação no que toca a altitudes, que oscilam entre os 60 e os 1800 metros, em países como a África do Sul, o Zimbabwe, a Zambia, o Malawi e Moçambique.
 
Cultivo: Esta minha planta está cultivada numa pequena cesta de arame suspensa, em substrato composto por casca de pinheiro grossa (3 a 4 cm) e argila expandida. Também pode ser montada em cortiça ou num pedaço de madeira. O cultivo em vaso não é tão favorável e requer muito cuidado no que toca a regas, para não acontecer o apodrecimento das raízes.
O meu local de cultivo tem excelente grau de humidade, boa ventilação e bem sombreado, sobretudo  nos meses de maior incidência solar.
Durante as estações mais quentes e secas rego com frequência, de modo a manter o substrato apenas húmido, reduzindo drasticamente o número de regas no Inverno, altura em que quase basta a elevada humidade do ar.
Fertilizo com Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração. Durante uma parte do Outono e Inverno suspendo as fertilizações.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários: