segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Stanhopea jenischiana



 
Esta é a época das Stanhopea e esta Stanhopea jenischiana floresceu pela primeira vez no meu orquidário. Flores médias, intensamente coloridas e com perfume agradável. Planta de fácil cultivo, desde que respeitadas algumas condições básicas.
 
Família: Orchidaceae            Género: Stanhopea            Espécie: jenischiana
 
Habitat natural: Espécie de médio porte, epífita, ocasionalmente terrestre, que pode ser encontrada nas regiões montanhosas dos Andes, entre os 800 e os 1500 metros de altitude, em países como a Venezuela, a Colômbia, o Equador e o Perú.
 
Cultivo: Tal como a generalidade das Stanhopea, esta também está cultivada em cesto suspenso, em mistura para epífitas, composta essencialmente por casca de pinheiro média (1 a 2 cm), argila expandida, alguma perlite, fibra de coco e ou cortiça.
Ambiente sombreado, com elevado teor de humidade, bem ventilado, com temperaturas intermédias no Inverno e quentes no Verão.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, nunca deixando secar totalmente entre regas. Evito, contudo, o encharcamento das raízes.
Fertilizo apenas nas estações mais quentes e secas do ano (Primavera, Verão e parte do Outono), sempre com doses de baixa concentração e cerca de 2 vezes por semana (Akerne Rain Mix).
 
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

7 comentários:

  1. Olá Américo
    Gosto muito desta espécie, tem tantas variedades, tenho uma delas que já postei e todo os anos dá bastante flores. Gostei da cor desta.
    Abraço e boa semana.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Tenho igual comprada este ano, ainda sem flor. A minha dúvida é como manter o substrato sempre húmido sem prejudicar as raízes? Mergulho uma vez por semana e dou aspersão fina todos os dias - estarei a fazer bem? Localizada num local encoberto, mas bem iluminada, sem sol direto. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não é conveniente fazer rega por mergulhia, a não ser por períodos muito curtos de tempo (10 a 15 minutos). É preferível regar conforme as condições meteorológicas. Tanto pode ser quase todos os dias (tempo quente e seco), como apenas uma vez por semana ou menos, se o tempo for frio e chuvoso. Devemos observar o substrato e regar conforme as necessidades. À partida, o local será adequado, pois elas não apreciam sol direto.
      Abraço

      Eliminar
  3. Bom dia. Tenho igual comprada este ano, ainda sem flor. A minha dúvida é como manter o substrato sempre húmido sem prejudicar as raízes? Mergulho uma vez por semana e dou aspersão fina todos os dias - estarei a fazer bem? Localizada num local encoberto, mas bem iluminada, sem sol direto.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Américo...bela planta, com uma floração fantástica! Esta é uma daquelas orquídeas que, por enquanto, figuram apenas no meu universo virtual, como se no "mundo das ideias"... Mas quem sabe um dia arriscarei em cultivar uma! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Vale a pena arriscar, até porque nem são de difícil cultivo.
      Grande abraço

      Eliminar