sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Vanda testacea




 
A Vanda testacea é uma das espécies com flores de menor dimensão, se comparadas com a maioria das suas congéneres. Não deixa contudo de ser uma belíssima espécie, com hastes florais compridas e com muitas flores de pormenores deliciosos.
 
Família: Orchidaceae         Género: Vanda         Espécie: testacea
 
Habitat natural: É uma espécie de pequeno a médio porte, proveniente de habitats de altitudes consideráveis, entre os 780 e os 2000 metros, onde se desenvolve como planta epífita. Pode ser observada numa vasta área geográfica da Ásia, em países como a China, a Índia, a Birmânia, o Sri Lanka, o Nepal e Butão.
 
Cultivo: Está cultivada num pequeno cesto suspenso, sem substrato, como a maioria das Vanda. O ambiente de cultivo tem boa ventilação, elevada humidade do ar e temperaturas intermédias a quentes. Contudo, esta vanda, é das que suporta temperaturas mais baixas no Inverno, podendo, talvez, descer um pouco abaixo doa 10º.
Na Primavera e Verão rego as raízes quase diariamente, reduzindo drasticamente no Inverno, altura em que quase basta a alta humidade do ar existente.
Fertilizo duas a três vezes por semana com Akerne Rain Mix, sempre em doses de baixa concentração. Desde que aplicado em doses muito reduzidas e tendo disponibilidade para isso (um terço da dose aconselhada pelo fornecedor) pode mesmo ser aplicado em todas as regas.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Ainda assim, muito bela; considero bastante relevante este tipo de ramalhete e os pormenores das flores! Grande abraço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Ainda bem que apreciou os seus pormenores, pois, apesar de serem pequeninas, têm formas e cores pouco vulgares.
      Grande abraço

      Eliminar