sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Cymbidium aloifolium



 
Adquirida como planta ainda jovem e após um desenvolvimento de aproximadamente cinco anos na minha estufa aquecida, eis a primeira floração deste Cymbidium aloifolium. Apenas com uma haste floral, mas com bom desenvolvimento e cerca de duas dezenas de flores delicadas e de um bonito colorido.
 
Família: Orchidaceae         Género: Cymbidium          Espécie: aloifolium
 
Habitat natural: Espécie epífita, ocasionalmente litófila, proveniente de habitats de baixa a média altitude, desde o nível do mar até aos 1100 metros. Desenvolve-se em florestas, em ambientes secos, com árvores de folha perene, caduca e semi caduca. Está distribuída por uma vasta região da Ásia, em países como a China, Índia, Bangladesh, Nepal, Sri Lanka, Birmânia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietname, Malásia e Indonésia (Java e Sumatra).
 
Cultivo: Está cultivada na estufa temperada/quente, não suportando temperaturas abaixo dos 10 a 12º e, se possível, sempre acima dos 12º. Ambiente sombreado, com boa luminosidade, elevado teor de humidade e bem ventilado.
Vaso próprio para Cymbidium (estreito e alto), com substrato para epífitas, composto maioritariamente por casca de pinheiro média (1 a 2 cm), cerca de 15% de argila expandida, 5 a 10% de perlite. Poderá também ser adicionada alguma fibra de coco ou cortiça.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, reduzindo drasticamente no Inverno, podendo, nesta altura do ano, secar entre regas por períodos curtos de tempo.
Fertilizo 2 a 3 vezes por semana com Akerne Rain Mix, sempre em doses de baixa concentração (metade do indicado pelo fornecedor). Na parte final do Outono e no Inverno suspendo as fertilizações.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

7 comentários:

  1. Es preciosa. Una pregunta, para eliminar cochinilla blanca algodonosa ¿ Me podías decir como las puedo eliminar ? Besitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Teresa.
      La cochinilla blanca puede ser eliminado con insecticidas disponibles en el mercado. Si no desea utilizar estos métodos, podemos mojar el algodón en alcohol y limpiar la zona afectada. Hacer el mismo trabajo de unos 8 días después.
      Si el área afectada es una gran área puede hacer una solución de alcohol etílico, de detergente (jabón neutral) y agua aquecida. Borrifar las partes afectadas con la solución una vez por semana durante un mes. Se debe aplicar en la tarde, cuando no hay calor.
      Beijos

      Eliminar
  2. Maravilha, hein! Uma perfeição esta haste floral, de flores de um colorido elegante! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jalo!
      Obrigado pela sua sempre atenciosa visita e comentário.
      Um grande abraço!

      Eliminar
  3. Boa noite acho linda essa orquídea tenho uma, mas não floriu mais que posso fazer para ela voltar a florir? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para crescer e florir com regularidade, esta orquídea necessita de ambiente quente e húmido durante todo o ano. No Inverno, não é conveniente ter temperaturas abaixo dos 13 a 14º. Gosta também se ser fertilizada com regularidade nas estações mais quentes do ano.

      Eliminar