segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dendrobium moniliforme

 


O Dendrobium moniliforme é uma planta de pequeno porte, com flores consideravelmente grandes e bem perfumadas. As suas inflorescências surgem, normalmente, nos pseudobulbos mais velhos, já sem folhas, em grupos de várias flores brancas.
 
Família: Orchidaceae             Género: Dendrobium           Espécie: moniliforme
 
Habitat natural: Planta que se desenvolve de forma geralmente epífita, por vezes litófila, de forma ereta ou pendente, em florestas de altitudes consideráveis,  entre os 800 e os 3000 metros. Pode ser observada em algumas regiões de países como a China, Nepal, Índia, Birmânia, Vietname, Coreia, Taiwan e Ilhas Ryukyu (Japão).
 
Cultivo: Está cultivado num vaso pequeno, em substrato composto por uma mistura para epífitas de média granulometria (casca de pinheiro, argila expandida, perlite e cortiça).
Desenvolve-se todo o ano na estufa fria, em local ligeiramente sombreado, bem ventilado e com elevado grau de humidade. Sendo uma planta de altitudes elevadas, pode mesmo ser cultivado no exterior.
Rego com alguma regularidade, nas estações mais quentes e secas, de forma a manter um bom grau de humidade. Fertilizações 2 a 3 vezes por semana, para quem, como eu,  utiliza o Akerne Rain Mix. No Inverno suspendo as fertilizações e rego muito raramente, só quando é mesmo necessário hidratar a planta. Nessa altura do ano, se a humidade do ar for acentuada não é  necessário regar.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: