segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dendrobium moniliforme

 


O Dendrobium moniliforme é uma planta de pequeno porte, com flores consideravelmente grandes e bem perfumadas. As suas inflorescências surgem, normalmente, nos pseudobulbos mais velhos, já sem folhas, em grupos de várias flores brancas.
 
Família: Orchidaceae             Género: Dendrobium           Espécie: moniliforme
 
Habitat natural: Planta que se desenvolve de forma geralmente epífita, por vezes litófila, de forma ereta ou pendente, em florestas de altitudes consideráveis,  entre os 800 e os 3000 metros. Pode ser observada em algumas regiões de países como a China, Nepal, Índia, Birmânia, Vietname, Coreia, Taiwan e Ilhas Ryukyu (Japão).
 
Cultivo: Está cultivado num vaso pequeno, em substrato composto por uma mistura para epífitas de média granulometria (casca de pinheiro, argila expandida, perlite e cortiça).
Desenvolve-se todo o ano na estufa fria, em local ligeiramente sombreado, bem ventilado e com elevado grau de humidade. Sendo uma planta de altitudes elevadas, pode mesmo ser cultivado no exterior.
Rego com alguma regularidade, nas estações mais quentes e secas, de forma a manter um bom grau de humidade. Fertilizações 2 a 3 vezes por semana, para quem, como eu,  utiliza o Akerne Rain Mix. No Inverno suspendo as fertilizações e rego muito raramente, só quando é mesmo necessário hidratar a planta. Nessa altura do ano, se a humidade do ar for acentuada não é  necessário regar.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Lindíssima. Parabéns pelo seu blog, tenho tirado muitas duvidas aqui.

    ResponderEliminar
  2. Belíssimo este dendrobium Américo, parabéns pelo excelente cultivo. Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo! Ainda bem que gostou!
      Grande abraço

      Eliminar