quarta-feira, 13 de abril de 2016

Maxillaria calantha

 

 
 
Esta Maxillaria calantha foi adquirida em 2014 e dá para perceber que é extremamente generosa nas suas florações, pois, logo pela primeira vez, apresentou 21 belas hastes florais. A cor e a forma invulgar das suas flores acrescentam-lhe uma mais valia, como motivo para a sua inclusão em qualquer coleção de orquídeas e muito mais ainda para os apreciadores deste género, como eu.
Os seus pseudobulbos, ovalados, apresentam um aspeto algo rugoso e são encimados por uma só folha, longa e de forma elíptica oblonga. Tal como é caraterístico de todas as espécies deste género, as hastes florais possuem flores solitárias, sendo nesta espécie relativamente altas.
 
Família: Orchidaceae         Género: Maxillaria          Espécie: calantha
 
Habitat natural: É uma espécie de médio porte que, no seu estado natural, pode ser observada em altitudes elevadas, entre os 2000 e os 2800 metros, nas florestas do Peru e do Equador.
 
Cultivo: Sendo uma planta de proveniente de altitudes elevadas, suporta bem climas frios. Esta está cultivada, todo o ano, na minha estufa fria, estando com um bom grau de desenvolvimento. O ambiente de cultivo requer locais bem ventilados, com bom grau de humidade e bem sombreados, não suportando sol direto. No Verão deve ser conservada num local o mais fresco possível, tentando evitar temperaturas superiores a 28º graus.
Substrato para epífitas, de pequena/média granulometria (pedaços entre 1 e 2 cm) composto à base de casca de pinheiro, fibra de coco, argila expandida, perlite e alguns pequenos pedaços de tijolo.
Rego de forma  a manter o substrato sempre húmido, sem nunca encharcar.
Aplico fertilizante Akerne Rain Mix, duas a três vezes  por semana, sempre em doses de baixa concentração, suspendendo as aplicações durante o Inverno.
 
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Taí Américo uma maxillaria muito linda, gostei de tudo nela...desde a tonalidade das flores até a maneira como elas emergem, através de hastes incrivelmente simétricas! Parabéns!
    Esta vai para a minha lista de desejos, sem dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo! É uma boa opção pois, para além de muito bela, é muito fácil de cultivar.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Es linda con ese color rojo. Besitos.

    ResponderEliminar
  3. Grata pela informacao disponibilizada. Registei para em momento oportuno adquirir, se encontrar claro estah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá encontrar na Ecuagenera, encomendando sempre que vêm a exposições em Portugal.

      Eliminar