sexta-feira, 29 de abril de 2016

Arpophyllum spicatum

 

 

O Arpophyllum spicatum é uma planta de grande porte, com pseudobulbos longos e arredondados, encimados por uma única folha, longa e coriácea. As longas e densas inflorescências, em forma de espiga, surgem de uma espata verde, um pouco à imagem das espécies do género Cattleya.
 
Família: Orchidaceae        Género: Arpophyllum          Espécie: spicatum
 
Habitat natural: Espécie que tanto se pode desenvolver de forma epífita, litófila ou terrestre e encontrada nas montanha, em florestas pouco densas, do México, da Colômbia, da Venezuela e da Jamaica. Pode ser observada em altitudes que podem oscilar entre os 1000 e os 2400 metros.
 
Cultivo: Quando em tamanho de florescimento, deve estar em vaso médio a grande, em substrato para epífitas de média granulometria (casca de pinheiro, alguma fibra de coco e cortiça, argila expandida e perlite).
Pode ser cultiva em ambiente temperado a quente, algo semelhante ao cultivo da Cattleya. Pode contudo suportar, em pleno Inverno, temperaturas abaixo dos 10º. Necessita de um local bem arejado e com bom grau de humidade.
Regas e fertilizações mais frequentes na Primavera e no Verão, duas a três vezes por semana, espaçando consideravelmente nas estações mais frias e chuvosas do ano. No Inverno podem mesmo ser suspensas as fertilizações.
 
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Linda orquídea Américo, sempre aprecio fotos sobre ela, as suas ficaram impecáveis... coincidência ou não, esta semana eu estava pesquisando (n'alguns orquidários brasileiros/pela Web) uma muda para adquirir (de preferência adulta ou pré-adulto, para ter mais sorte no cultivo. Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, se tiver oportunidade não deixe de adquirir. É uma maravilha da natureza.
      Grande abraço

      Eliminar