sexta-feira, 29 de abril de 2016

Arpophyllum spicatum

 

 

O Arpophyllum spicatum é uma planta de grande porte, com pseudobulbos longos e arredondados, encimados por uma única folha, longa e coriácea. As longas e densas inflorescências, em forma de espiga, surgem de uma espata verde, um pouco à imagem das espécies do género Cattleya.
 
Família: Orchidaceae        Género: Arpophyllum          Espécie: spicatum
 
Habitat natural: Espécie que tanto se pode desenvolver de forma epífita, litófila ou terrestre e encontrada nas montanha, em florestas pouco densas, do México, da Colômbia, da Venezuela e da Jamaica. Pode ser observada em altitudes que podem oscilar entre os 1000 e os 2400 metros.
 
Cultivo: Quando em tamanho de florescimento, deve estar em vaso médio a grande, em substrato para epífitas de média granulometria (casca de pinheiro, alguma fibra de coco e cortiça, argila expandida e perlite).
Pode ser cultiva em ambiente temperado a quente, algo semelhante ao cultivo da Cattleya. Pode contudo suportar, em pleno Inverno, temperaturas abaixo dos 10º. Necessita de um local bem arejado e com bom grau de humidade.
Regas e fertilizações mais frequentes na Primavera e no Verão, duas a três vezes por semana, espaçando consideravelmente nas estações mais frias e chuvosas do ano. No Inverno podem mesmo ser suspensas as fertilizações.
 
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

8 comentários:

  1. Linda orquídea Américo, sempre aprecio fotos sobre ela, as suas ficaram impecáveis... coincidência ou não, esta semana eu estava pesquisando (n'alguns orquidários brasileiros/pela Web) uma muda para adquirir (de preferência adulta ou pré-adulto, para ter mais sorte no cultivo. Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, se tiver oportunidade não deixe de adquirir. É uma maravilha da natureza.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Boa tarde adquiri uma em 2011...esta linda,bem entocerada, mas nunca floriu.agora coloquei em meio as folhagens sem sombrite. .espero que este ano ela reaja...
    Seguirei as explicações à risca.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Bom dia! Feliz 2023!! Arpophyllum spicatum e Arpophyllum giganteum são espécies diferentes ou sinônimos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora com algumas semelhanças, são duas espécies diferentes.

      Eliminar
  4. Olá, Américo!
    Meu nome é Thomas. Moro em São Paulo, Brasil.
    As minhas Arpophyllum spicatum estão em terra vegetal misturada com areia, e tomam sol direto por umas 4 a 5 horas por dia.
    Florescem todo ano com várias inflorescências cada.
    Um abraço

    ResponderEliminar