quarta-feira, 27 de abril de 2016

Dendrobium thyrsiflorum




 
A maior e mais espetacular floração de sempre do meu Dendrobium thyrsiflorum. Atualmente em plena floração, com 25 hastes florais, com um total de mais de 900 flores. É uma planta que, devido ao seu porte, precisa de um espaço considerável.
 
Família: Orchidaceae            Género: Dendrobium          Espécie: thyrsiflorum
 
Habitat natural: Espécie de grande porte, podendo ser observada no seu habitat natural em algumas regiões da China (Himalaias e Hainan), na Índia (Assam), na Birmânia, na Tailândia, no Laos e no Vietname. Desenvolve-se nas florestas húmidas de coníferas, de forma epífita, litófila ou terrestre, entre os 1200 e os 2000 metros de altitude.
 
Cultivo: Local de temperaturas intermédias a quentes, podendo contudo suportar algum frio no Inverno ( até 6 a 7 graus de mínima), em locais algo sombreados, com elevado grau de humidade e boa ventilação.
Substrato à base de uma mistura para epífitas, composta maioritariamente por casca de pinheiro, argila expandida, cortiça, perlite e fibra de coco, de média granulometria (1 a 3 cm).
Regar e fertilizar frequentemente nas estações mais quentes e secas, o que corresponde à fase de desenvolvimento da planta.
Tal como a generalidade dos Dendrobium, necessita de um prolongado período de repouso durante o Inverno e  diferenças de temperatura consideráveis entre o dia e a noite, para assim poder florir com regularidade.
 
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Uauuuu! Sem palavras ao observar a beleza deste seu dendrobium, as fotos conseguiram retratar toda essa abundância e elegância! Parabéns, abraço!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!! Gostaria muito saber se posso ter acesso a esta planta, para plantar... e linda, agradecia resposta, com os melhores cumprimentos... idalina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idalina, em Portugal deve ser muito difícil encontrar esta planta à venda. Eu conheço alguns vendedores europeus que vendem pela Internet e que costumam ter esta orquídea. Se estiver interessada, posso informá-la.

      Eliminar