quinta-feira, 10 de março de 2016

Cymbidium wenshanense

 

 

 O Cymbidium wenshanense é uma espécie pouco comum, sendo mesmo rara, constituindo-se como uma planta de médio porte, com flores grandes e vistosas, predominantemente brancas, com um labelo estriado de vermelho e de tons amarelados no hipoquilo. As flores possuem ainda um perfume adocicado, algo intenso, que se nota em qualquer fase do dia.
A haste floral forma um conjunto de belo efeito, sendo composta, normalmente, por três a sete flores.
 
Família: Orchidaceae          Género: Cymbidium          Espécie: wenshanense
 
Habitat natural: Espécie epífita, que se desenvolve sobre as árvores, nas florestas da província de Yunnan (na China) e ainda do Norte do Vietname. Podemos observá-la, no seu estado natural,  em altitudes entre os 1000 e os 1500 metros.
 
Cultivo: Está num pequeno vaso próprio para Cymbidium "chineses", estreito, mas bastante alto.
Utilizo um substrato à base de casca de pinheiro média, argila expandida, perlite e uma pequena percentagem de bocados de tijolo pequenos.
Cultivado em estufa fria, todo o ano, podendo mesmo estar no exterior, em local abrigado da chuva e das geadas. Requer sombra moderada, não sendo conveniente apanhar sol direto
Rego o número de vezes suficiente, de forma a manter o substrato sempre húmido. Fertilizo, com o Akerne rain Mix, duas vezes por semana, suspendendo totalmente durante o Inverno.
Esta forma de cultivo é válida para a maioria das espécies deste grupo (os chamado Cymbidium "chineses").

 https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

8 comentários:

  1. Excelente. Obrigado por partilhar a sua experiência nesta espėcie de cymbidium. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente. Parabéns. Obrigado pela informação sobre o cultivo. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns...muito elegante! De textura cândida!
    Excelente cultivo!!!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia. Parabéns por todo seu esforço com sua coleção. Seu blog é muio bom para identificação de orquídeas. Espero não ofendê-lo com minhas perguntas, mas por um acaso o senhor comercializa orquídeas? és brasileiro?
    Tem algumas espécies que já faz muito tempo que estou procurando, mas não encontro a venda. Sou engenheiro florestal e um apaixonado por orquídeas, estou fazendo uma coleção (pequena ainda) e gostaria, se possível, manter esse contato com o senhor.
    Desde já agradeço por todo seu empenho. Abraços

    ResponderEliminar