sexta-feira, 25 de março de 2016

Coelogyne albolutea



 
 
Tendo sido considerada por alguns, durante muito tempo, como sendo uma variedade alba da Coelogyne flaccida,  foi entretanto considerada como uma nova espécie. A Coelogyne albolutea Rolfe, cuja definição e estatuto foi aceite pela World Checklist of Selected Plant Families, é uma planta de belo efeito, com cores e formas surpreendentemente suaves e elegantes.. As suas flores são ligeiramente maiores e o perfume também algo diferente da C. flaccida, sendo a planta muito semelhante.
 
Família: Orchidaceae          Género: Coelogyne         Espécie: albolutea
 
Habitat natural: Planta de médio porte, proveniente das florestas de média a elevada altitude, da parte oriental dos Himalaias Indianos e, provavelmente, de outra regiões da Ásia continental.
 
Cultivo: Está cultivada num vaso médio, em substrato para epífitas, numa mistura à base de casca de pinheiro de média granulometria (1 a 2 cm), argila expandida, pedaços de fibra de coco e perlite.
Ambiente de cultivo temperado, com sombra mas boa luminosidade e elevado grau de humidade.
É regada e fertilizada com regularidade, duas  a três vezes por semana, nas fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos, até à sua completa maturação. Redução acentuada das regas durante o Inverno e suspensão das fertilizações até ao final da época de floração. Logo após a floração reatar novamente o ciclo normal de tratamentos, de forma a garantir florações abundantes na época seguinte.
 
Referências bibliográficas: World Checklist of Selected Plant Families
 

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Simone! Uma boa Páscoa pra si também, na companhia de toda a família.
      Abraço

      Eliminar
  2. Como todas las que nos presentas ¡ Preciosa ! Saludos.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Américo, além de se tratar de uma linda orquídea, embeleza ainda mais com essa excelente quantidade de flores! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo! Este também é um género muito especial, quase sempre com florações abundantes e de belo efeito.
      Abraço

      Eliminar