terça-feira, 15 de março de 2016

Bulbophyllum odoratissimum

 
 
 

O Bulbophyllum odoratissimum é uma das poucas espécies deste género com flores agradavelmente perfumadas. A maioria das espécies de Bulbophyllum destacam-se pelo exotismo das suas formas, mas também por aromas nauseabundos, adequados para atrair determinado tipo de insetos, aromas esses que são bastante desagradáveis ao nosso olfato e que se fazem sentir mesmo a distâncias consideráveis.
 
Família: Orchidaceae          Género: Bulbophyllum          Espécie: odoratissimum
 
Habitat natural: Esta espécie miniatura desenvolve-se, no seu estado natural, de forma epífita ou litófila, em planícies de florestas verdejantes, entre os 800 e os 2500 metros de altitude. Os seus habitas distribuem-se por várias províncias da China, na Índia (nos estados de Sikkim e Assam), no Nepal, no Butão, Birmânia, na Tailândia, no Laos e no Vietname.
 
Cultivo: Esta cultivada num pequeno vaso suspenso, em substrato próprio para epífitas (casca de pinheiro de pequena granulometria, argila expandida, fibra de coco e perlite). Qualquer tipo de substrato usado para o cultivo desta espécie deverá ser capaz de garantir boa capacidade de drenagem, mas, simultaneamente, reter constantemente humidade.
O ambiente de cultivo deverá ser um local com sombra, excelente grau de humidade, bom arejamento e temperaturas quentinhas durante todo o ano.
Regar e fertilizar com regularidade ao longo das estações mais quentes e secas, sendo de forma mais espaçada no Inverno. O fertilizante deverá ser aplicado em doses de baixa concentração.

 https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

11 comentários:

  1. Olá Américo
    De longe , nas foto parece aquelas bolinhas se sementes, só de muito perto se percebe as pequenas orquídeas, está é nova pra mim.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone!
      Fico muito contente por ter apreciado esta miniatura, com pormenores deliciosos.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Achei incrível ele...pelas fotos dar pra ver que um botãozinho por destacável se transforma numa flor incrível! Parabéns e abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo! Esta é realmente uma planta surpreendente, mais uma maravilha da natureza.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Comprei uma está fixada numa gracinha de madeira! Será que posso deixá -la assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rose, os Bulbophyllum dão muito bem em madeira. Apenas exigem maior atenção nas regas, que deverão ser mais frequentes.

      Eliminar
  4. Seria melhor planta-la num vaso pequeno e fundo ou num vaso raso e com um diâmetro maor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os Bulbophyllum é sempre melhor um vaso maior (largo) e pouco profundo.

      Eliminar