segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Laelia lundii (Cattleya lundii)

 
 
 
Esta Laelia foi recentemente integrada no género Cattleya, na sequência de estudos mais apurados (ADN) e que culminou numa decisão ainda algo controversa para muitos orquidófilos. Polémicas à parte, esta é mais uma maravilha da natureza que, com alguns cuidados fundamentais, se consegue adaptar em cultivo no nosso clima.
É uma espécie de reduzido porte, com pseudobulbos curtos, robustos e oblongo-fusiformes, encimados por duas folhas lineares e agudas, ligeiramente arqueadas, carnudas e semicilíndricas. A inflorescência forma-se num racemo ascendente, que surge na base dos pseudobulbos recentemente formados, sendo composta por 1 a 2 flores de belo efeito.
 
Família: Orchidaceae         Género: Laelia        Espécie: lundii
 
Habitat natural: Esta é uma espécie miniatura que se desenvolve de forma epífita, por vezes litófila, em florestas de baixa altitude (entre os 700 e os 1000 metros), no Brasil e na Bolívia.
 
Cultivo: Está numa pequena cesta, em substrato para epífitas de grossa granulometria (2/3 cm), composto fundamentalmente por casca de pinheiro e argila expandida.
Sendo uma planta de climas tropicais ou semi tropicais de baixa altitude, exige, em cultivo, ambientes temperado quentes, sendo conveniente as temperatura mínimas nunca descerem abaixo dos 12 a 14 graus, mesmo no Inverno.
Aprecia ambientes com boa luminosidade, com sombra parcial, boa ventilação e elevado grau de humidade.
Desde o surgimento dos novos pseudobulbos até à sua maturação, aplico fertilizante Akerne Raim Mix, duas vezes por semana.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Que beleza hein! Interessante a maneira como a sustentação da flor se projeta, meio que da base da planta, como se fosse um falso bulbo (de fato, um pseudobulbo para florir).
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, esta espécie tem realmente essa caraterística, na forma muito peculiar como apresenta as suas inflorescências, que é um processo algo semelhante à C. walkeriana.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. as flores são realmente seres belissimos!

    ResponderEliminar