quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Dendrobium polysema

 
 
 
Espécie de médio a grande porte, com pseudobulbos alongados, finos na base e mais grossos na parte média e superior, apresentando longitudinalmente ligeiras nervuras. Estes são encimados por duas grandes folhas, largamente ovaladas, podendo por vezes apresentar mais do que duas (3 a 4). A inflorescência é longa, com muitas flores de médio a grande porte (entre 15 a 25, ou mais por haste), de formas exóticas, cerosas e de textura grossa. A floração pode ocorrer mais do que uma vez ao ano.  
Família: Orchidaceae      Género: Dendrobium     Espécie: polysema  
Habitat natural: Esta espécie desenvolve-se no seu estado natural como planta epífita,  em zonas montanhosas de média a elevada altitude, entre os 1200 e os 1900 metros, na Nova Guiné. É também possível ser observada em mais algumas ilhas do Oceano Pacífico (Ilhas Salomão, Ilha de Vanuatu, Ilhas de Sta Cruz e Ilha de Bouganville), entre os 150 e os 750 metros de altitude.  
Cultivo: Preferencialmente, deve ser cultivada em vaso médio, com substrato pra epífitas de média granulometria (casca de pinheiro, argila expandida e perlite). O ambiente deve ter boa luminosidade, com sombra moderada, boa circulação de ar, elevado grau de humidade e temperaturas médias entre os 10 e os 25 a 30 graus. 
Regar frequentemente, de forma a manter o substrato sempre húmido, para assim conseguir um forte desenvolvimento dos novos pseudobulbos e  consequente regular floração. Reduzir a frequência das regas no Inverno. Utilizar fertilizante Akerne Rain Mix duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração, reduzindo também o número de aplicações no Inverno.
https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Boa tarde Américo
    Nem parece os Dendrobiuns que conheço, é uma bela
    florada.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone!
      Este Dendrobium é um pouco fora do comum, mas muito exótico. É a segunda floração no espaço de um ano.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Uau que planta linda; essas flores são abundantes e incríveis! Parabéns! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Este é um Dendrobium realmente invulgar e muito generoso nas suas florações.
      Grande abraço

      Eliminar