segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Cymbidium sinense var. 'Taoji'

 
 
 

Esta é uma variedade muito colorida e delicada do Cymbidium sinense. Tem um perfume muito suave, mas muito agradável. Como é muito caraterístico desta espécie, as folhas têm tendência a ter uma tonalidade verde amarelada.
 
Família: Orchidaceae     Género: Cymbidium     Espécie: sinenese    var. 'Taoji'
 
Habitat natural: O Cymbidium sinense é uma espécie terrestre, de pequeno a médio porte, originária das florestas de baixa altitude, da China e do Norte do Vietname.
 
Cultivo: Utilizar substrato próprio para os Cymbidium. O vaso deverá ser estreito e alto, de forma a poder garantir um bom desenvolvimento das suas raízes vigorosas.
Manter em local com sombra moderada, boa ventilação, bom grau de humidade e temperaturas intermédias.
Regar e fertilizar com frequência nas estações do ano mais quentes e secas, reduzindo bastante no Inverno, de forma a  manter o substrato ligeiramente húmido.
Sendo uma espécie de baixas altitudes, após o desenvolvimento da haste floral deve ser transferido para um local algo aquecido e luminosos, para que as flores possam abrir com normalidade. Se mantido em local frio, nesta fase, os botões têm tendência a "abortar".

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

9 comentários:

  1. Lindo este cymbidium... as flores se formam como verdadeiras extensões da haste e das ramificações, haja vista a cor predominante que as une.
    Parabéns e abraço!

    ResponderEliminar
  2. Orquídeas maravilhosas........Como queria ter uma dessas!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Magnifica....
    Comprei uma dessa e ela veio em substrato de cascas, devo misturar terra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Walterlice, o substrato deverá ser fundamentalmente casca de pinheiro (cerca de 50 a 60%). Eu também misturo argila expandida, conhecida por leca (20%), perlite (10%) e turfa (10%). Apesar de haver quem os cultive só em casca, penso que saem beneficiados com a mistura de outros componentes.

      Eliminar
  4. Magnifica....
    Comprei uma dessa e ela veio em substrato de cascas, devo misturar terra?

    ResponderEliminar