segunda-feira, 13 de julho de 2015

Calanthe reflexa


 
 
Esta é umas das poucas orquídeas terrestres que possuo na minha coleção, de singular beleza e com duas hastes florais repletas de flores de média dimensão e muito elegantes.
Família: Orchidaceae           Género: Calanthe          Espécie: reflexa
Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma terrestre, por vezes litófila, nas florestas de altitudes entre os 1600 e os 3000 metros, em prados húmidos, em zonas rochosas ou na "manta morta" das florestas de carvalhos, em algumas regiões da Índia (Himalaias e Assam) e ainda no Bangladesh, Butão, Nepal, China, Vietname, Tailândia, Japão e Coreia.
Cultivo: Está cultivada em estufa fria, num vaso médio, com um substrato à base de terra vegetal (colhida debaixo de carvalhos), bastante perlite, argila expandida e alguma casca de pinheiro. Manter elevado o grau de humidade, regando e fertilizando constantemente, nas estações mais quentes e secas do ano. As fertilizações deverão ser sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor).
No Inverno reduzir drasticamente as regas e deixar de fertilizar. Nesta altura, deixar o substrato secar entre regas e mante-lo apenas ligeiramente húmido.

Referências bibliográficas: Orchidspecies.com

5 comentários:

  1. Mais uma bela flor, esta eu não conhecia.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Perfeita e deslumbrante...uma terrestre de muita qualidade!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Quando tenho duvidas recorro à pagina das orquideas/soltas do amigo, e encontro sempre o que procuro, obrigado um abraço

    Ana Maria Sá

    ResponderEliminar