quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cymbidium tigrinum


 
 
Esta é uma das espécies mais pequenas do género Cymbidium e simultaneamente uma das mais belas e mais cobiçadas. O seu cultivo requer alguns cuidados, não sendo propriamente uma planta fácil de se adaptar. Contudo, vale bem a pena tentar o seu cultivo e esperar por esta maravilhosa floração.
Família: Orchidaceae         Género: Cymbidium         Espécie: tigrinum
Habitat natural: Espécie miniatura de regiões frias da Ásia, onde se desenvolve de forma litófila (sobre as rochas), em zonas montanhosas, entre os 1100 e os 2700 metros e altitude, numa parte da Índia, na Birmânia e nos Himalaias Chineses.
Cultivo: Deve ser cultivado num pequeno vaso, com cerca de 10 a 12 cm de diâmetro, mas com o triplo da altura deste, para assim poder desenvolver as suas fortes raízes. O substrato deve ser composto à base de casca de pinheiro, argila expandida, cortiça, pequenos pedaços de barro (tijolo partido) e perlite.
Regar o necessário, de modo a manter o substrato sempre húmido, mas sem encharcamentos. Costumo fertilizar duas vezes por semana, com doses de baixa concentração, com o adubo Akerne Rain Mix.

11 comentários:

  1. Belíssimo, mas incomum a maioria dos Cymbidiuns...talvez por causa do porte menor! O labelo é interessante demais e por isso dispensa outros acessórios atrativos!
    Abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, este é realmente um dos casos à parte neste género. Além de ser uma miniatura, até o formato das suas folhas é diferente da maioria das espécies.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Muito bonito. A sua coleção de chineses fascina-me. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tenho um especial carinho por flores que são verdes, sobressaiu muito bem o
    labelo .
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Bom Dia Américo...meu nome é Rudinei , moro em Canoinhas SC ...Estou começando uma coleção de Cymbidium espécies e achei muito interessante este seu...gostaria de saber onde consigo comprar mudas ....obrigado e aguardo a sua resposta..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rudinei,
      Esta espécie dificilmente se encontra à venda, aqui na Europa. Comprei este já há 3 anos e nunca mais vi disponível. Posso indicar-lhe alguns sites onde pode procurar espécies do género Cymbidium:
      http://www.akerne-orchids.com/shop/index.php?route=product/category&path=156_64
      http://www.orchideen.com/Shop/

      Eliminar
    2. Obrigado pela atenção...abraço.

      Eliminar
  5. Olá!
    Parabéns seus Cymbidius são maravilhosos, aqui no Brasil-Paraná é difícil conseguir espécies diferentes temos poucas variedades de formato e cores, sou apaixonado por esse tipo de orquídea e iniciei um cultivo especificamente dessa espécie.
    Parabéns pelo blog e pelas lindas Cymbidius

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que tenha sucesso no cultivo deste género maravilhoso. Obrigado pela visita e volte sempre.

      Eliminar