terça-feira, 26 de maio de 2015

Stanhopea pseudoradiosa

 


Esta é uma Stanhopea rara e pouco cultivada pelos apreciadores de orquídeas. É uma planta de pequeno porte, pelo que traz vantagens a quem tem pouco espaço, mas com flores relativamente grandes e muito bonitas.
Família: Orchidaceae         Género: Stanhopea          Espécie: pseudoradiosa
Habitat natural: Espécie epífita,  de pequeno porte, para este género, que se desenvolve nas encostas das florestas de carvalhos e ou pinheiros, em alguns estados do México, em atitudes que vão até aos 1400 metros.
Cultivo: Está cultivada num substrato composto, próprio para epífitas (casca de pinheiro, pedaços de cortiça, argila expandida e perlite). Esta espécie pode ser cultivada em vaso, mas o ideal é ser cultivada num pequeno cesto suspenso. Manter um elevado grau de humidade e regar e fertilizar frequentemente nas estações do ano mais quentes e secas. Reduzir no Inverno, só de forma a manter o substrato sempre húmido. Temperaturas sempre acima dos 10 a 12 graus.

8 comentários:

  1. Tenho um fascínio pelas Stanhopeas e pelo aroma que libertam (não sei se todas as espécies)! Ainda não tenho nenhuma, mas já está na lista!
    Obrigado por partilhar a forma como cultiva a sua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olinda, este é realmente um género fascinante. A grande maioria das espécies é perfumada, embora hajam algumas exceções.

      Eliminar
  2. Parabéns Américo, um show espetacular e digno dos mestres, vc conseguiu em suas fotos; essas flores de sua stanhopea tb fizeram por merecer! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, obrigado pelas suas palavras simpáticas.
      Abraço

      Eliminar
  3. Percebi que esta espécie de maneira geral gosta de umidade ,
    deve ser por isso que a minha que é bem diferente mas está muito bonita.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone, essa é uma das suas principais necessidades, sendo plantas com relativa facilidade em ser cultivadas.
      Abraço

      Eliminar
  4. Thank you for featuring this beautiful stanhopea

    ResponderEliminar