terça-feira, 26 de maio de 2015

Stanhopea pseudoradiosa

 


Esta é uma Stanhopea rara e pouco cultivada pelos apreciadores de orquídeas. É uma planta de pequeno porte, pelo que traz vantagens a quem tem pouco espaço, mas com flores relativamente grandes e muito bonitas.
Família: Orchidaceae         Género: Stanhopea          Espécie: pseudoradiosa
Habitat natural: Espécie epífita,  de pequeno porte, para este género, que se desenvolve nas encostas das florestas de carvalhos e ou pinheiros, em alguns estados do México, em atitudes que vão até aos 1400 metros.
Cultivo: Está cultivada num substrato composto, próprio para epífitas (casca de pinheiro, pedaços de cortiça, argila expandida e perlite). Esta espécie pode ser cultivada em vaso, mas o ideal é ser cultivada num pequeno cesto suspenso. Manter um elevado grau de humidade e regar e fertilizar frequentemente nas estações do ano mais quentes e secas. Reduzir no Inverno, só de forma a manter o substrato sempre húmido. Temperaturas sempre acima dos 10 a 12 graus.

8 comentários:

  1. Tenho um fascínio pelas Stanhopeas e pelo aroma que libertam (não sei se todas as espécies)! Ainda não tenho nenhuma, mas já está na lista!
    Obrigado por partilhar a forma como cultiva a sua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olinda, este é realmente um género fascinante. A grande maioria das espécies é perfumada, embora hajam algumas exceções.

      Eliminar
  2. Parabéns Américo, um show espetacular e digno dos mestres, vc conseguiu em suas fotos; essas flores de sua stanhopea tb fizeram por merecer! Grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Percebi que esta espécie de maneira geral gosta de umidade ,
    deve ser por isso que a minha que é bem diferente mas está muito bonita.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone, essa é uma das suas principais necessidades, sendo plantas com relativa facilidade em ser cultivadas.
      Abraço

      Eliminar
  4. Thank you for featuring this beautiful stanhopea

    ResponderEliminar