sexta-feira, 3 de abril de 2015

Schoenorchis gemmata




 
As flores desta Schoenorchis são tão minúsculas que quase é necessária uma lupa para apreciarmos todos os seus pormenores. Contudo, no seu global, apresenta uma haste floral de boas proporções e com imensas flores. Também parece quase impossível flores tão pequenas possuírem um perfume bastante intenso e agradável. Vale mesmo a pena cultivar esta espécie tão bela e de caraterísticas tão peculiares.
Família: Orchidaceae          Género: Schoenorchis          Espécie: gemmata
Habitat natural: Planta epífita que pode ser observada, no seu estado natural, numa vasta área da Ásia, em países como a Índia, a China, o Vietname, Laos, Camboja, Birmânia, Tailândia, Nepal, Butão e Java (Indonésia), nas florestas mistas, em altitudes entre os 500 e os 2500 metros. 
Cultivo: Cultivada numa placa de casca de pinheiro. Regas e fertilizações constantes ao longo de todo o ano, mais frequentes na Primavera-Verão e mais espaçadas no Outono-Interno. Necessita de local com alguma sobra, elevado grau de humidade e temperaturas intermédias, se possível nunca abaixo dos 12º.

8 comentários:

  1. Thank you for featuring this beautiful orchid

    ResponderEliminar
  2. Mas que maravilha, Américo. Não conhecia e fiquei fascinado. Parabéns pelo cultivo. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Américo! Sem dúvida, uma feliz novidade para os meus olhos; me agrada demais formas incomuns e tão belas...
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, quando vi pela 1ª vez esta orquídea, há dois anos atrás, também fiquei logo encantado. Fiquei imensamente satisfeito que tenha gostado.
      Um abraço

      Eliminar