segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Sophronitis wittigiana


 
Adquiri a um expositor do Brasil, que esteve na Exposição do Porto em 2013, esta maravilhosa miniatura, com a designação de Sophronitis wittigiana.  Contudo, recentemente,  após mais uma revisão taxonómica, esta foi integrada no género Cattleya, passando assim a denominar-se de Cattleya wittigiana.
Família: Orchidaceae       Género: Sophonitis (Cattleya)        Espécie: wittigiana
Habitat de origem: Espécie de origem exclusiva do Estado de Espírito Santo, no Brasil, onde se desenvolve de forma epífita, nas florestas tropicais que podem ir até aos 2000 metros de altitude.
Cultivo: Esta orquídea deve cultivar-se preferencialmente de forma epífita, montada em placas de cortiça ou pequenos troncos de árvore, pois não é tolerante à maioria dos substratos. No ambiente de cultivo deve ser proporcionada boa luz, sem sol direto nos períodos de maior incidência, e ainda um elevado grau de humidade, com regas e fertilizações constantes durante as estações do ano mais quentes e secas, com uma redução significativa no período mais frio. As temperaturas, mesmo no Inverno, não deverão descer muito abaixo dos 10º.

14 comentários:

  1. Tem uma cor maravilhosa e cativante. Parabéns pelo cultivo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Américo, parabéns pela aquisição, é uma maravilha de planta; a revisão taxonômica enriqueceu ainda mais o gênero Cattleya (tão formidável)!
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Também concordo consigo, porque o género Cattleya ficou realmente enriquecido.
      Grande abraço

      Eliminar
  3. Uma linda orquídea Américo. A flor é maravilhosa. Obrigado pela informação e parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Angel, pela visita e pelo comentário. Eu também estou agradavelmente surpreendido com a beleza desta miniatura.
      Abraço

      Eliminar
  4. Oi, Américo! Que espetáculo, tenho paixão por este gênero de orquídea. Infelizmente, não tenho muita facilidade para cultivá-las. A sua wittigiana está belíssima, parabéns pela floração e muito obrigado por compartilhar as informações!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Sérgio, pela sua visita sempre tão generosa. Apesar de ser a minha 1ª experiência com este género, fiquei grande admirador e irei tentar adquirir novas espécies.
      Um grande abraço

      Eliminar
  5. Muito bonita!! Só tenho a S. cernua mas também gostava de arranjar mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como pensava que eram de difícil cultivo nunca tinha arriscado. Esta animou-me e também irei tentar outras.
      Abraço

      Eliminar
  6. Espírito Santo sempre "pocando" nas orquídeas, sou abençoado por morar nesse estado. Parabéns pela linda orquídea acho que ela é de uma das regiões mais lindas e frias do estado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      É realmente um privilégio morar numa região como essa. Como eu gostaria de percorrer essas matas...
      Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
      Abraço

      Eliminar