segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cattleya labiata

 
 
 
Adquirida há cerca de um ano, esta é a primeira floração desta Cattleya labiata. Estou muito agradado com a beleza desta espécie, bem como com o seu maravilhosos perfume e uma relativa longa duração das suas flores. Tanto quanto sei, estas podem apresentar uma grande variabilidade no que toca ao colorido.  Não me parece ser uma espécie exigente, no que toca ao seu cultivo, merecendo um lugar de destaque em qualquer coleção.
Família: Orchidaceae          Género: Cattleya          Espécie: labiata
Habitat de origem: Planta epífita, de baixa a média altitude, oriunda do Brasil e da Venezuela. Espécie de médio porte, com pseudobulbos ligeiramente achatados e encimados por uma só folha coriácea, que floresce durante o Outono.
Cultivo: Vaso médio, com substrato para epífitas (cortiça e argila expandida). Está  na estufa temperada, com temperaturas sempre acima dos 12º, em ambiente com bom grau de humidade. Regas e fertilizações constantes, com redução significativa no Inverno. As fertilizações nunca deverão ter mais de metade da dose indicada nos rótulos ou nas indicações do fabricante. É preferível aumentar o número de aplicações, sempre com doses pouco concentradas. Isto deve aplicar-se à generalidade das orquídeas, mas é  muito importante para o género Cattleya.

6 comentários:

  1. Olá Américo, parabéns pela excelente aquisição! Eu sou suspeito ao falar desta linda Cattleya, mas poderia dirigir-lhe todo e qualquer elogio, sem pensar duas vezes!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Sem qualquer dúvida, esta merece todos os elogios possíveis, sendo mais uma de muitas maravilhas vindas do Brasil.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. An awesome species and superb photography. Thanks for your visit and comments. Theya re much appreciated.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Ron, for your visit and your commentary. I am so glad you apreciate this Cattleya.

      Eliminar