quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Orquídeas da Serra do Castelo - Brasil

Este é mais uma publicação sobre as "Orquídeas da Serra do Castelo", um importante ecossistema do Brasil, que se destaca pela sua rica biodiversidade, sobretudo no que toca às orquídeas. Aqui ficam algumas notas de destaque sobre esta edição.
 
O quarto volume de “Orquídeas da Serra do Castelo”, de Guy Chiron e Renato Ximenes Bolsanello, em edição bilíngue Português/Francês, já está sendo vendido. O objetivo dessa coletânea é fazer um levantamento das mais de 730 espécies que habitam a Serra do Castelo, no Espírito Santo.
A obra resulta de um trabalho de mais de 14 anos, período no qual aqueles pesquisadores se dedicaram à busca de documentação e a um levantamento fotográfico e taxonômico exaustivo da região. No quarto volume, com 538 páginas em papel couché, são registradas 210 espécies de 69 gêneros, com 246 fotos e 190 ilustrações em nanquim. O livro traz notas taxonômicas, descrições morfológicas, pranchas botânicas e fotos em cores de cada espécie.
Cabe destacar que, até agora, foram lançados os volumes 02, 03 e 04 de “Orquídeas da Serra do Castelo”. Fica faltando apenas o primeiro, que, segundo os autores, deverá estar pronto em janeiro próximo.
As Orquídeas da Serra do Castelo é um LIVRO de consulta valioso para quem iniciante ou pesquisador experimentado. Porém, mais do que isso, ao reunir numa única obra, 30% das espécies de orquídeas do Brasil (estima-se um total de 2500), chama a atenção para a importância da manutenção dos poucos trechos de Floresta Tropical Atlântica que nos restaram.

Interessados em adquirir um ou mais tomos da obra podem solicitar informações pelo e-mail: renatoxb@hotmail.com

 
 
 

8 comentários:

  1. Tem algum destes volumes Sr. Américo? Parece interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não José, mas também gostaria de ter. Um dia destes vou enviar um email para saber preços e as condições de envio.
      Abraço

      Eliminar
    2. Mandei vir os três volumes. Vamos ver se são bons!!

      Eliminar
  2. Oi, Américo! Venho acompanhando esta série de publicações com bastante atenção. Que alegria ver que dedicou um espaço para a divulgação desta importante obra. Meus parabéns e muito obrigado por compartilhar!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio,
      É sempre um prazer poder divulgar este tipo de acontecimentos. Esta obra parece-me de inegável qualidade, a qual vou tentar adquirir, pois sou muito apreciador das orquídeas do Brasil, algumas delas que vou tentado adquirir para a minha coleção.
      Um grande abraço

      Eliminar
  3. Olá Américo! É mesmo uma maravilha de publicação; eu tb tive o maior prazer em publicar sobre (vc constatou)! abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jalo. Sim, parece uma excelente publicação que irei tentar adquirir.
      Um abraço

      Eliminar