quarta-feira, 21 de maio de 2014

Encyclia cordigera


 
Apesar de ser uma planta de médio porte esta é uma das espécies deste género com flores de maior dimensão, mais vistosas e mais perfumadas. O contraste e subtileza  das cores é também um aspeto que eu aprecio e que a torna tão especial.
Família: Orchidacae      Género: Encyclia     Espécie: cordigera
Habitat de origem: Espécie bifoliada, geralmente epífita, das floresta tropicais de baixa altitude, do México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Guiana, Suriname, Panamá, Colômbia, Venezuela, Peru e Brasil.
Cultivo: Vaso pequeno, com substrato para epífitas, com excelente capacidade de  drenagem e ventilação. Exige ambientes com temperaturas relativamente elevadas durante todo o ano, nunca baixando abaixo dos 14/15 graus no Inverno e um elevado grau de humidade. Regas e fertilizações regulares, com redução acentuada nas estações mais frias.

14 comentários:

  1. Oi, Américo! Devo confessar que nunca prestei muita atenção nas Encyclias. Mas, ao ver estas fotos, percebo que estava equivocado. Que flor linda! As formas e cores são espetaculares, concordo com você!

    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e nos fazer conhecer as preciosidades de sua coleção!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, é com imensa satisfação que leio o seu comentário tão precioso e simultaneamente tão gentil. Este também é um género riquíssimo, embora aqui na Europa não haja um leque muito variado das suas espécies.
      Um grande abraço

      Eliminar
    2. Muito linda,parece que tem 2 olhos. A minha continua quase na mesma como veio.Talvez seja da temperatura no inverno que vá aos 12º.A sua está forte e com umas flores maravilhosas.Já deu para ver como é a flor!!!!

      Eliminar
    3. D Ina é uma questão de, no Inverno, a resguardar num local mais quente, mas com boa luz.

      Eliminar
  2. Muito linda Américo; de fato tem um capricho mais destacável que outras tantas Encyclias, pois essas flores são mt chamativas!
    Parabéns; abraço!

    ResponderEliminar
  3. Bom, sr Américo a sua Encyclia é realmente linda....Ficamos com vontade de adquirir mas depois de ler a sua descrição e q temp precisa, se calhar nem vale a pena tentar....mas tem umas cores poderosas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís vale sempre apena tentar e esta é realmente muito especial. É uma questão de a resguardar em casa durante o Inverno, num local com boa luz mas mais quentinho (junto a uma janela).

      Eliminar
  4. Es preciosa, yo tengo algunas parecidas. Saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa,
      Este é um género muito variado e muito bonito. Obrigado.
      Um abraço

      Eliminar
  5. As orquideas que mais gosto com certeza as que tem perfume!
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone, eu também costumo dar preferência às orquídeas perfumadas.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Linda. Como sempre tem plantas maravilhosas. Abraço

    ResponderEliminar