terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ludisia discolor

 
 
 
 
Apesar de serem fundamentalmente apreciadas pela beleza da sua folhagem, as flores da Ludisa discolor, se observadas ao pormenor, têm também pormenores deliciosos e de rara beleza. Para quem possui um espaço temperado ou aquecido, vale a pena incluir um exemplar destes, com a vantagem ainda de florir numa época com menos florações nas orquidáceas.
 
Família: Orchidaceae     Género: Ludisia     Espécie: discolor
Habitat natural: Espécie terrestre ou litófila, que se desenvolve nas florestas de baixa altitude, em habitats sombrios e húmidos, na China, Birmânia, Tailândia, Camboja, Vietname, Tailândia, Filipinas, Malásia, Laos e algumas ilhas da Indonésia (Sumatra e Bornéu).
Cultivo: Exige ambientes temperados/quentes. Sendo uma orquídea sem pseudobulbos, requer um substrato constantemente húmido, sendo composto por uma forte base de turfa.

16 comentários:

  1. A folhagem dela é muito bonita e ainda surpreende com belas flores.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone, fico satisfeito que tenha gostado. Obrigado pela visita.
      Um abraço

      Eliminar
  2. É uma das minhas orquídeas favoritas porque é muito fácil de cuidar, bela vista e flores generosamente em uma base regular. A mina tem coloração rosa um pouco mais na flor. Fotografias de bonitas e perfeitas. Parabéns Américo. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angel, também gosto muito desta. Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Linda, linda. Infelizmente perdi a minha, uma lesma atacou, tentei um replante e nada.
    Ela é mesmo linda.
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete, vale sempre a pena tentar novamente esta maravilha. Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Um abraço

      Eliminar
  4. É realmente uma orquídea muito linda; a julgar de início pelas folhas fabulosas e exóticas, chega-se a flores muito especiais e abundantes!
    Parabéns pela postagem!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Como faço para adquirir.
    obrigada
    Conceição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conceição, esta orquídea aparece à venda em algumas alturas do ano, em muitos hortos portugueses e até nos hipermercados. É relativamente fácil de encontrar.

      Eliminar
  6. Boa noite tenho tres mudinhas mas elas naõ se desenvole o q devo usar
    amo dimais naõ quero perde.las

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lezinha, esta orquídea gosta de temperaturas quentinhas e local com sombra, sem apanhar sol direto. A minha está num substrato à base de turfa, sempre húmido, mas nunca encharcado,

      Eliminar
  7. Olá Bom dia. Tenho minha Ludisia a mais de 10 anos, sempre esteve ali no vaso descuidada. agora quero me dedicar mais. Pois quero trabalhar com Orquídeas. Como faço para Multiplicar.

    Robinson

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Esta orquídea pode-se multiplicar por divisão ou por mergulhia dos estolhos, que costumam enraizar com alguma facilidade.

      Eliminar
  8. Ganhei uma muda recentemente e a plantei com dreno e substrato ( turfa, etc)... Notei hoje que uma folha esta amarelando... O que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal que algumas folhas vão amarelando, à medida que forem ficando mais velhas. Isso acontece nas folhas inferiores. Esta é uma orquídea terrestre, pelo que o substrato à base de turfa está correto, sendo bom também incorporar casca de árvore (sem resinas ou taninos) já em decomposição. O substrato deve estar sempre ligeiramente húmido. Esta orquídea não deverá apanhar sol em qualquer situação, levando a que as folhas fiquem amareladas. Deve estar sempre em local bem sombreado.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar