sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Paphiopedilum barbatum x callosum 'Jac'

 
 
Mais uma floração deste Paphiopedilum. Chega a florescer duas vezes por ano e é uma orquídea de fácil cultivo, sendo pouco exigente em temperaturas. Gosta de ambientes com sombra, substrato próprio para terrestres, com humidade constante, sem nunca encharcar.

11 comentários:

  1. Oi, Américo Pereira! Que belíssimo Paphiopedilum, parabéns! Sempre fui fã do callosum, mas achei este híbrido ainda mais bonito. E o fato de florescer mais de uma vez ao ano é sempre um plus.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio. Este é também um dos meus preferidos e mais antigos na minha colecção. Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  2. Mais um lindo; que rubro maravilhoso destas cores. Linda planta: parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, obrigado por todos os comentários e por visitar o meu blog.

      Eliminar
  3. Boa tarde,

    Adoro este "sapatinho", há muito que o procuro nos hortos mas infelizmente não consigo encontrar. Pode dar-me referências onde posso adquirir, por favor?

    Já agora, quando o senhor refere que o substrato deve ser o das terrestres refere-se ao substrato vendido para os Cymbidium? A adobação que faz é com pins?

    Muito obrigada e parabéns pelo Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Deve ser bastante difícil encontrar uma igual pois eu trouxe esta da Madeira já há muitos anos e nunca mais vi à venda em lado nenhum. Eu adubo com um foliar (RAINMIX do Akerne). O substrato pode ter uma base dos Cymbidium mas é conveniente misturar perlite e alguma casca grossa. Há um à venda bastante razoável da marca COMPO.

      Eliminar
  4. Olá Américo,

    Muito obrigada por todas as informações.

    E vou continuando a seguir o seu blog com muito interesse.

    ResponderEliminar
  5. Pode me ajudar em relação ao substrato e a rega.O meu está no substrato original de quando o comprei a uns meses saiu um broto e parou de se desenvolver. Teve um ataque de pulgões e caiu algumas folhas. É mantido na sombra com média claridade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes devem estar em local de sombra moderada, com boa luminosidade. Nunca sol direto. Se o seu parou de se desenvolver é porque o substrato está em mau estado. Normalmente os substratos originais já vêm em mau estado e devemos substituí-lo logo que possível. Há vários tipos de substrato que podem ser usados. Eu utilizo uma mistura à base de casca de pinheiro média (2 a 3 cm), argila expandida, cortiça (2 a 3 cm) e alguma perlite. Os pulgões requerem muita atenção o ano todo e logo que os encontremos devem ser removidos, ou manualmente ou através de inseticidas, pois eles enfraquecem a planta.

      Eliminar