quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Epidendrum parkinsonianum



Nova floração deste Epidendrum, que também pode ser designado como Epidendrum parkinsonianum e Coilostylys parkinsoniana. Planta de médio/grande porte cujas flores, para além de muito belas, são de grande dimensão e prolongada duração.
Família: Orchidaceae
Género: Epidendrum
Espécie: falcatum
Habitat natural: Pode ser encontrado nas florestas nebulosas, de média a elevada altitude, em vários estados do México.
Cultivo: Está cultivada de forma pendente, em ambiente de boa luz, sem sol directo e com elevado grau de humidade. Regas e fertilizações constantes.

8 comentários:

  1. OLá,

    Tenho algumas orquídeas Cymbidiun, e no último ano morreram mais de 15, algumas começavam a ficar com as folhas amarelas e depois também acabei por verificar que as raízes estavam podres, apesar de regar com pouca regularidade.

    Pode me informar com que regularidade devo fazer a rega e qual o melhor adubo para usar?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela!
      Primeiro deverá utilizar um substrato próprio para Cymbidium, podendo utilizar os que há à venda no mercado. Para este género há à venda um adubo próprio "Boskot", mas que deve utilizar sempre em doses mais reduzidas do que a que indicam. As regas devem ser as necessárias para manter o substrato apenas húmido, deixando secar ligeiramente entre regas, sendo estas mais frequentes nos meses mais quentes e secos e menos frequentes no Inverno

      Eliminar
  2. Américo, que beleza de planta! Cada dia que passa os Epidendruns me surpreendem mais. Este é uma beleza, vai para minha lista de desejos!

    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis, o género Epidendrum é realmente um género pouco divulgado entre nós mas que tem plantas magníficas. Abraço.

      Eliminar
  3. Nossa...é uma flor de "responsa" a desse epidendrum lindo!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá. Tenho este epidendrum e reparei que está com as folhas um pouco moles e umas pontas pretas. Está no sombrite 80% em um cachepo de madeira com esfagno ( da forma que comprei ). Rego ela agora no frio umas três vezes por semana com abundância.
    Se possível gostaria de mais orientações.
    Grata desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tatiana! Eu tenho a minha em sombrite de 70%. Regar três vezes por semana em tempo de frio é muito e provavelmente a planta está a sofrer com isso. Com o tempo frio nunca deverá ser feita mais do que uma rega por semana.

      Eliminar