segunda-feira, 7 de maio de 2012

Novamente, por Terras do Sicó

As Terras do Sicó é uma região predominantemente calcária, sendo uma das mais ricas do país, senão a mais rica, em quantidade e variedade de espécies de orquídeas silvestres, situada na região centro de Portugal, logo a sul de Coimbra. É composta pelo maciço da Serra do Sicó e algumas áreas abrangentes, englobando os concelhos do Pombal, Ansião, Penela, Soure, Condeixa-a-Nova e Alvaiázere. 
Ao longo de vários meses do ano podemos admirar as diferentes espécies de orquidáceas, entre elas algumas muito raras e em perigo de extinção. Neste início de Maio estas são algumas, entre outras, das que podemos observar e que são um deleite para os apreciadores.









Híbridos

A hibridação é um fenómeno natural que também acontece com as nossas orquídeas silvestres, embora muito raramente. Este processo tanto pode acontecer entre duas espécies do mesmo género, como entre duas espécies de géneros diferentes.
Nas fotos abaixo estão alguns dos híbridos encontrados nesta região, nesta altura do ano.


Orchis x gennarii é um híbrido natural, resultante do cruzamento de duas espécies do mesmo género: Orchis champagneuxii x Orchis papilionacea.


Orchis x penzigiana é também um híbrido natural, resultante do cruzamento entre duas espécies do mesmo género: Orchis provincialis x Orchis mascula.


Orchiaceras bivonae é um híbrido natural, resultante do cruzamento de duas espécies de géneros diferentes: Orchis italica x Aceras anthropophorum.

 

Híbrido natural, resultante do cruzamento entre duas espécies do mesmo género: Ophrys vernixia x Ophrys speculum. 

1 comentário:

  1. Américo
    obrigado por compartilhar
    lindas fotos e lindas plantas
    abraços e uma linda tarde

    ResponderEliminar