segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cymbidium qiubeiense


 

Uma das espécies do género Cymbidium mais raras, tanto no seu estado natural, como em colecções. Esta foi conseguida no RHS London Orchid Show 2011 e acaba de florir pela primeira vez.
Em tempos considerada como sinónimo do Cymbidium kanran, o Cymbidium qiubeiense difere bastante deste, sobretudo no que toca à parte vegetativa. Este apresenta folhas filiformes e coreáceas e pseudobolbos curtos e ovóides. As suas flores flores são perfumadas.
Família: Orchidaceae
Género: Cymbidium
Espécie: qiubeiense
Habitat natural: Espécies terrestre, que se desenvolve em solos calcários, nas florestas das províncias de Yunnan e Guangxi, na China.
Cultivo: Devido ao seu longo desenvolvimento radicular, deve ser cultivado em vaso próprio para o género Cymbidium, em substrato para orquídeas terrestres, com excelente capacidade de drenagem. Embora apreciando humidade constante, não tolera excesso de água. Adapta-se bem a temperaturas moderadas.

3 comentários:

  1. É lindo, tem um labelo muito engraçado que dá lhe uma certa beleza! O que voce viu que eu não vi.......Quem sabe sabe!
    Cump.Ina

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito!
    Estes Cymbidium são de uma beleza extraordinária! Para mim batem todos os hibridos por maiores ou mais coloridos que sejam!!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. José,
    concordo plenamente e pena é que seja um género um pouco "esquecido", sendo, para os apreciadores, difícil encontrar muitas espécies no mercado. A maioria, para além, de belas, são deliciosamente perfumadas.

    ResponderEliminar