quarta-feira, 30 de março de 2011

Cattleya walkeriana alba x coerulea

Adquiri esta orquídea há dois anos em Paris, uma planta ainda muito jovem, com pouco mais de 5 cm. O seu desenvolvimento foi muito bom e está agora com a primeira e única flor, ainda que um pouco imperfeita, que é das minhas preferidas do género Cattleya.
Família: Orchidaceae
Género: Cattleya
Espécie: walkeriana
Variedade: alba x coerulea
Habitat natural: Cresce de forma epífita em árvores das florestas do Brasil, em altitudes até aos 2000 metros.
Características: Espécie de pequeno porte, das mais pequenas entre o género Cattleya, com curtos pseudobolbos fusiformes e folhas coriáceas, elípticas ou ovais. A floração tem também a particularidade singular de, geralmente, surgir na base dos pseudobolbos, ao contrário da generalidade das outras espécies deste género. As suas flores são de grandes dimensões, comparativamente com o tamanho da planta, e agradavelmente perfumadas.
Cultura: Adapta-se bem a ambientes temperados, podendo ser cultivada montada em placas de cortiça ou em pequenos vasos com substratos próprios para orquídeas epífitas, com boa drenagem e constantemente húmidos, sobretudo nas épocas mais quentes.

5 comentários:

  1. PARABÉNS . 1ª C.walk. a florir a Norte do Rio Douro ?????????? eheheheheh
    Essa é das tais que vai muito bem nos vasos de barro e ou cestos
    A proposito os vasos ficaram com a Graziela
    Quanto á forma realmente ela não é uma Brasplant como dizem os brasileiros para os padrões actuais provavelmente por causa da alba ( são poucas as boas e principalmente as puras ) e por isso muiiiiiiiiiito caras
    Mas isso pouco importa quando temos a 1ª walk florida ( eu que o diga ) não é para todos ...........
    E perfume tem ?
    PARABÉNS mais uma vez

    ResponderEliminar
  2. Rafael, esta Walkerana é realmente bastante perfumada,o que é também um aspecto interessante e que eu aprecio em qualquer orquídea.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela floração desta Walkeriana. A forma da flor é um tanto estranha, mas o perfume deve estar agridoce e inebriante. As nativas estão começando a florir no cerrado de Minas Gerais. Particularmente prefiro a walkerianas albas e albescens...

    ResponderEliminar