quarta-feira, 1 de junho de 2022

Cymbidium bicolor

O Cymbidium bicolor é uma espécie de médio porte que se desenvolve como planta epífita, em florestas de baixa altitude (entre os 400 e os 1100 metros), nas Filipinas, no Vietname, na Malásia, em Bornéu, Sulawesi, Java e Sumatra. As suas inflorescências são pendentes, com inúmeras flores algo perfumadas.

É uma planta a ser cultivada em ambientes temperados quentes, medianamente sombreados (sem sol direto), com elevado teor de humidade relativa e boa ventilação. Esta planta é cultivada num vaso médio, suspenso e com um substrato próprio para epífitas, muito semelhante à generalidade das espécies deste género.

As regas devem ser adequadas de acordo com as diferentes estações do ano, de forma a manter o substrato apenas ligeiramente húmido, podendo este secar por períodos curtos de tempo entre regas. Aplico o fertilizante Akerne's Rain Mix, duas a três vezes por semana, com apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água,  suspendendo as fertilizações durante todo o período de Inverno. 



Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

World Checklist of Selected Plant Families: Royal Botanic Gardens, Kew

2 comentários: