A Rhyncholaelia glauca é uma planta com pseudobulbos oblongo fusiformes, com uma única folha apical, ereta, oblongo elíptica e coriácea. As suas inflorescências surgem no final do Inverno e na Primavera, a partir de uma espata e comportam apenas uma única flor por haste, perfumada e de longa duração.
É uma espécie epífita, que vegeta em florestas montanhosas, pouco densas, situadas em altitudes que podem oscilar entre os 700 e os 1600 metros, em vários estados do México, na Guatemala e nas Honduras.
Cultivo esta planta montada num pedaço de cortiça, em estufa temperada quente, no local com a luminosidade mais intensa, sobretudo durante o Inverno. O ambiente é também bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa. Durante a Primavera e o Verão rego 4 a 5 vezes por semana, reduzindo consideravelmente durante o resto do ano e de acordo com as condições climatéricas. Aplico o fertilizante Akerne's Rain Mix, duas três vezes por semana, com apenas metade da dose indicada nas instruções, para cada litro de água. Durante segunda metade do Outono e no Inverno suspendo todas as fertilizações.
Referências bibliográficas:
IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)
World Checklist of Selected Plant Families: Royal Botanic Gardens, Kew
Sem comentários:
Enviar um comentário