terça-feira, 25 de agosto de 2020

Bulbophyllum mirum

 O Bulbophyllum mirum é uma planta miniatura, com pseudobulbos ovoides a cónicos, com uma única folha apical, oval a oblonga. As suas curtas inflorescências surgem durante o Verão e são compostas por duas flores ressupinadas, muito exóticas e peculiares, desprovidas de aroma.

É uma espécie do continente asiático, nativa na Península da Malásia e nas ilhas de Bornéu, Java, Flores, Bali e Sumatra, desenvolvendo-se em galhos e troncos cobertos de musgo, em florestas cujas altitudes se situam entre os 1000 e os 1600 metros.

Tenho esta planta cultivada num pequeno vaso, com uma mistura de casca de pinheiro pequena, perlite e algum esfagno, para melhor reter a humidade. Pode, opcionalmente, ser cultivada montada, exigindo desta forma mais cuidado na frequência das regas.

O ambiente de cultivo é temperado, mediamente sombreado, com elevado grau de humidade relativa e boa ventilação. É uma das  espécies do género Bulbophyllum que suportam temperaturas mais baixas.

As regas devem ser adaptadas às diferentes estações do ano, sendo apenas as necessárias para manter as raízes sempre ligeiramente húmidas (nunca encharcadas). Fertilizo  com o Akerne's Rain Mix, duas a três vezes por semana, sempre com apenas metade da dose aconselhada nas instruções, em gramas, para cada litro de água. Durante todo o Inverno suspendo as fertilizações.




Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/bulbmirum.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

Sem comentários:

Enviar um comentário