sábado, 30 de novembro de 2019

Epidendrum fimbriatum

O Epidendrum fimbriatum é uma das espécies mais pequenas deste vasto género, cujas flores não ultrapassam os 0,8 cm a 1cm de envergadura. É uma planta sem pseudobulbos, apresentando um caule ereto, alongado, com pequenas folhas, dispostas alternadamente ao longo de toda a sua extensão. As suas inflorescências surgem a partir do ápice do caule e as flores vão abrindo sucessivamente ao longo de vários meses, fazendo com que se mantenha florida a maior parte do ano.

Família: Orchidaceae        Género: Epidendrum        Espécie: fimbriatum

Habitat natural: É uma espécie de desenvolvimento terrestre ou litófilo, em florestas montanhosas, sempre com nuvens e húmidas, entre os 1100 e os 3700 metros de altitude. É nativa de diversos países da América do Sul; como a Venezuela, a Bolívia, o Peru, o Equador e a Colômbia.




Cultivo: É uma espécie que tanto pode ser cultivada em vaso como montada, em ambientes temperados frios, bem sombreados, com um elevado nível de humidade relativa e boa ventilação. Devemos evitar que esteja exposta a temperaturas elevadas, sobretudo acima dos 30 graus.
As suas raízes deverão manter-se em suportes bem arejados (vaso ou montadas), sempre húmidas, mas nunca encharcadas.
Fertilizo regularmente, duas a três vezes por seman, sempre com doses de baixa concentração; apenas metade da dose indicada no rótulo por cada litro de água. Durante o Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/epifimbriatum.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário