segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Cattleya harrisoniana 'Volcano Queen x Binot'

A Cattleya harrisoniana v. 'Volcano Queen x Binot' é um belíssimo exemplar, que se destaca pelas suas formas e coloração. É uma espécie bifoliada, de pseudobulbos longos, estreitos e cilíndricos, encimados por duas folhas elípticas a ovaladas e bem coriáceas. As suas inflorescências podem comportar de duas a seis flores cerosas, de longa duração e com um perfume muito agradável. Floresce, geralmente, no final do Verão.

Família: Orchidaceae     Género: Cattleya     Espécie: harrisoniana    v. 'Volcano Queen x Binot'

Habitat natural: A Cattleya harrisoniana é uma planta que se desenvolve de forma epífita, por vezes como litófila, geralmente sobre os arbustos de zonas pantanosas e húmidas, em alguns casos sobre rochas, no sudeste do Brasil.




Cultivo: Como a maioria das Cattleya que cultivo, esta está na estufa aquecida, em local parcialmente sombreado (com boa luminosidade), bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa.
Utilizo um pequeno vaso e um substrato composto por uma mistura à base de 70% de casca de pinheiro grossa (2,5 a 3 cm) e 30% de argila expandida, garantindo, deste modo, uma drenagem rápida e eficaz, logo após as regas.
Rego duas a três vezes por semana nas estações mais quentes e secas do ano, reduzindo drasticamente durante o Inverno, nunca fazendo nesta estação mais do que uma rega semanal. Se o tempo for frio e chuvoso, rego apenas a cada 15 dias. Fora da fase de crescimento, necessita de muito pouca água.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix duas vezes por semana, desde o surgimento dos novos pseudobulbos até à época de floração. Aplico sempre doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor por cada litro de água). Durante a maior parte do Inverno deixo de fertilizar, retomando pouco antes do início da Primavera.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/orphotdir/cattleharrisoniana.jpg
https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=35955

Sem comentários:

Enviar um comentário