quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Masdevallia veitchiana

A Masdevallia veitchiana é uma espécie de pequeno a médio porte. Esta carateriza-se pelas suas longas inflorescências, cujas hastes sobressaem muito acima do resto da planta e ainda pelo seu intenso e inconfundível colorido.

Família: Orchidaceae        Género: Masdevallia        Espécie: veitchiana

Habitat natural: Esta é uma espécie se desenvolve predominantemente como planta  terrestre, por vezes litófila e muito raramente como epífita. É oriunda de Macchu Picchu e suas proximidades, no Peru, crescendo em encostas íngremes e rochosas, cobertas de ervas e arbustos, em altitudes que podem oscilar entre os 2000 e os 4000 metros.



Cultivo: Sendo uma planta proveniente de habitats muito elevados, requer locais de cultivo frescos, bem ventilados e parcialmente sombreados, podendo suportar temperaturas até cerca dos zero graus de mínima, durante o Inverno. No Verão não tolera temperaturas excessivamente altas, devendo estas não ultrapassar os 28 a 30 graus de máxima. É também importante um elevado teor de humidade relativa.
Cultivo em vaso pequeno, num substrato composto maioritariamente por casca de pinheiro fina e média (de 6 a 12/18mm), alguma argila expandida e alguma perlite.
Rego de forma a ter o substrato sempre húmido, mas nunca encharcado, sendo estas mais abundantes no Verão e bastante mais espaçadas no Inverno.
As espécies do género Masdevallia não necessitam muito de fertilizações pelo que estas devem ser mais espaçadas (uma vez por semana ou quinzenalmente) e sempre com doses muito reduzidas (apenas metade do aplicado nas restantes orquídeas).

Referências bibliográficas: 

http://orchidspecies.com/masveitchiana.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário